domingo, junho 25, 2006

A lenda de S. João...


O S. João do Porto
Desde o Santo António (Corim) ao S. Pedro (Afurada) que na cidade e arredores, se festejam os santos populares.
Desafiada pelo Peter, no seu comentário ao artigo anterior, coloco hoje este texto sobre o porquê de na cidade do Porto o feriado municipal ser o dia de S. João.
O aparecimento das festas na época de S. João não se pode datar, mas remontam a tempos remotos, nos usos e costumes de todos os povos hindo-europeus e semitas, ligadas às comemorações do solstício de Verão, e às festas rituais pagãs que se realizavam nessa época,
depois associadas á data em que se diz ter nascido S. João Baptista, 24 de Junho.
As festas maiores da cidade do Porto, que tinha várias romarias e arraiais de freguesia desde a Idade Média eram as da noite e dia de S. João. Já no século XIV, Fernão Lopes refere-se a essa noite como a de maior folgança popular na cidade.
A festa era no entanto a romaria mais animada, e nada mais que isso.
Durante o século XIX e XX foi quando mais se desenvolveu, e não parou de crescer, mas ao contrário do desenvolvimento da cidade, a festa concentrou-se à volta do velho burgo o seu centro histórico, com particular incidência para as Fontainhas, o Largo dos Lóios (de que é conhecido um relato do século XVII do padre Manuel Pereira de Novais), a Rua de Santo António, escadas da Igreja de Santo Ildefonso e a Rua de Santa Catarina, a Rua dos Clérigos, Ribeira, Bonfim, Lapa e Cedofeita.
Em 1908, por iniciativa de um clube existente na época “Os Girondinos” começa a lançar-se a ideia de o S. João ser transformado nas “Festas da Cidade”, ideia que foi rapidamente apoiada pelos comerciantes que estavam muito interessados pelo enorme afluxo de gente de fora, principalmente do Douro que acorria à cidade para os festejos. Mas a festa era espontaneamente vivida, aceite e organizada pela iniciativa popular.
Em 21 de Janeiro de 1911, o “Jornal de Notícias” lança à população da cidade o desafio de votar, por sufrágio directo e secreto o dia que pretendia ver como feriado local.
Esta iniciativa, derivou de um decreto do Governo Provisório da República que fixou em todo o país os dias feriados e dava a possibilidade aos municípios de escolher o seu próprio feriado.
A votação obteve o seguinte resultado:
Dia de S. João............................................... 6565 votos
Dia 1º de Maio.............................................. 3076 votos
Dia 8 de Dezembro....................................... 1975 votos

A votação publicada em 4 de Fevereiro, não deixou margem para dúvidas.
A escolha do 1º de Maio como o segundo dia mais popular, não deixa de mostrar o peso significativo da tradição operária no velho burgo.

(Recolha feita em Tradições Populares do Porto, Hélder Pacheco, Editorial Presença, Lda, Lisboa 1985)
Foto do Porto retirada deste grande Amigo
BEIJOS

Sem comentários: